Time Lapse – Tentativa 1

Chegou-me hoje às mãos a minha mais recente aquisição no mundo da imagem, a pequena, quase minúscula, GoPro Hero 3 Silver Edition, uma câmara de vídeo desenhada especialmente para os chamados “action videos” mas com umas características que fazem dela uma peça de tecnologia muito apetecível também para outras situações.

A GoPro está pensada especificamente para filmar desportos de acção ou radicais e por isso mesmo vem com uma caixa estanque à prova de água e uma série de acessórios que permitem fixá-la a praticamente qualquer coisa que possam imaginar, nomeadamente a um capacete, ao guiador de uma bicicleta ou de uma moto, ao pára-brisas de um automóvel, etc, etc, etc…

Mas esta pequena maravilha pode também fazer vídeos, por assim dizer, mais normais, com menos saltos e velocidade à mistura e pode fazê-lo com uma qualidade impressionante. Para além disso, vem com uma função de time lapse que permite fazer vídeos como o que hoje aqui deixo.

Time lapse é uma técnica que mistura fotografia com vídeo e que consiste na captura de imagens paradas (fotografias) de x em x tempo, durante vários minutos, horas ou dias, que depois são editadas e transformadas em vídeo para criar movimento. Evidentemente que se apontarem a câmara para uma parede durante 2 horas o resultado vai ser o vídeo de uma parede mas se, por exemplo, decidirem brincar com um céu com nuvens num dia em que haja vento, vão ficar com algo parecido com o que publico aqui hoje.

Da minha varanda tenho uma vista privilegiada do Convento de Santo António, o sol estava a pôr-se e a câmara tinha acabado de chegar, por isso, lá fui eu testar a coisa. Configurei a câmara para fazer uma foto de 5 em 5 segundos e deixei-a lá estar cerca de 40 minutos. Fez mais de 500 fotografias que depois juntei/editei a uma velocidade 15 FPS.

O vídeo não tem muita qualidade mas a culpa não é da câmara, é minha porque não sou capaz de atinar com as configurações óptimas para o Youtube.


Publicidade

Sem achegas.

Quer comentar?