É com algum assombro que tenho visto o nosso Presidente da República liderar uma espécie de campanha pró-adesão da Turquia à União Europeia.
Deixando de lado as questões (leia-se os interesses) económicas, sociais, religiosas, políticas e geopolíticas. Esquecendo por uns momentos as vantagens/desvantagens de tal facto e os benefícios que o mesmo me poderá trazer!!!, queria deixar só uma nota muito curta acerca do assunto.
Na Turquia, quando alguém se casa, faz-se a festa, como por cá, talvez até tenham o famoso copo-de-água, mas o momento alto da cerimónia é quando algumas dezenas de convidados saem para a rua e desatam aos tiros de kalashnikov para demonstrar a alegria que os inunda.
Na Turquia, quando a selecção nacional de futebol vence, os adeptos saem para a rua e desatam aos tiros de kalashnikov para demonstrar a alegria que os inunda.
Na Turquia, quando duas famílias se desentendem, os membros de um dos clãs saem para a rua, adivinhem, com as suas kalashnikov, e matam 50 elementos do clã rival, entre eles crianças, mulheres e idosos, para demonstrar que estão muito aborrecidos com os outros.
Eu não sei, não sou propriamente o Nuno Rogeiro, mas quer-me parecer, mesmo tendo em conta todos os males que afligem a nossa simpática união, que os Turcos ainda vão ter que comer muita papa Maizena para nos chegarem aos calcanhares…
Ui! O que andas a fumar pá? :)))
1- A Turquia pertence à NATO desde 1952. Ou seja onde é que foram arranjar tanta kalashnikov? Não estarás a confundir com o Afganistão?
2- Os turcos são, na sua maioria, pessoas tão “ocidentalizadas” como tu e eu.
3- Aquilo que mais nos diferencia é a religião. Mas quanto a mim, o Islão até é mais respeitável que o Catolicismo.
4- O Ocidente é que ainda vai ter que comer muita papa Maizena para chegar aos calcanhares de uma civilização tão rica e antiga como a do Império Otomano.
5- Quando vivia na Bélgica, ouvi quase a mesma conversa por parte dos belgas quando se começou a falar da integração de Portugal na CEE.
6- Tens alguma dúvida que, caso a Turquia venha a integrar a UE, vamos ser ultrapassados por eles a todos os níveis em meia-dúzia de anos?
7- Se tudo correr bem, em Julho vou-lá passar 15 dias 😉
Chaval, não ando a fumar nada de especial, pelo menos quando comparado com o que tu andas a meter 😀
E já deixavas de ver os noticiários da TVI para te ires informando um pouco acerca do que se passa no mundo. Segue este link.
Para além disso, esses amigos estão a ocupar militarmente metade de outro estado membro da UE. É chato…
Em relação ao resto: impérios, ultrapassagens e o teu complexo de inferioridade por seres português… simplesmente, não me apetece.
Olha, boas férias! Aproveita a viagem e, se tiveres tempo, trás-me uma kalash que eu depois pago-te. 😉