É Ki Nossio

Os É Ki Nossio, que lido tudo de seguida será Equinócio, são um grupo musical nascido no seio da Escola Secundária de Campo Maior, pela mão do professor Paulo Cachinho.

Já se apresentaram por diversas ao público campomaiorense mas eu, por acasos do destino, nunca tinha tido oportunidade de os ouvir. Aconteceu no passado dia 8, por ocasião da cerimónia do Dia do Diploma que decorreu no Centro Cultural. E fiquei agradavelmente surpreendido!

Não vou dizer que são os melhores do mundo, porque não o são e eles, com toda a certeza, serão os primeiros a admiti-lo, mas que há ali valor, isso há.

Resumidamente poderíamos dizer que os É Ki Nossio são uma banda de covers, mas eles não se limitam a pegar nas canções de outros para as clonar. Há ali trabalho musical. Bons arranjos e uma tentativa, muitas vezes bem sucedida, de fugir aos originais na forma como as vocalistas nos apresentam as canções.

E depois temos um repertório saído, quase na totalidade, da boa música nacional (ouviu-se desde Ala dos Namorados a Xutos & Pontapés, passando por Entre Aspas) e aqui, volto uma vez mais, a tirar o chapéu ao projecto. Promover a nossa boa música, junto de público e de intérpretes tão jovens, é por demais importante, sobretudo para fugir, de uma vez por todas, à invasão anglo-saxónica que nos assola com produtos musicais de qualidade, no mínimo, duvidosa.

Espero que estes É Ki Nossio continuem por aí a animar os nossos ouvidos e corações por muito tempo, que o seu percurso seja de constante evolução e que, quem sabe, um destes dias nos possam presentear com alguns originais.

Gostava de deixar aqui os nomes de todos os elementos que constituem o grupo mas, mea culpa, não os conheço a todos, pelo que peço a quem saiba o favor de me deixar essa informação num comentário para que possa actualizar este post/pequena homenagem aos É Ki Nossio.

Editado em 13 de Outubro

Edito para corrigir o nome do grupo, é É Ki Nossio e não E qui noss(i)o, e para deixar no post o agrupamento completo:

  • Beatriz Clemente
  • Jéssica Caldeira
  • Pedro Paulino
  • Duarte Gonçalves
  • Cláudio Silva (Pinto)
  • Leonel Quintas
  • Paulo Cachinho
  • Fábio Cirilo

Publicidade

7 Responses to “É Ki Nossio”