Nós Por Cá

Sim, esse mesmo, o programa da SIC, aquele em que as pessoas denunciam situações que roçam o ridículo. Eu, se pudesse e tivesse meios para isso, fazia um Nós Por Cá mas dedicado aos meios de comunicação social nacionais.

Porque, reparem, seria ou não seria interessante denunciar que uma equipa de reportagem de uma televisão nacional é capaz de fazer várias centenas de quilómetros para mostrar ao país um sinal de STOP mal colocado?

Muitos dirão que este tipo de jornalismo é útil e aproxima as populações aos media e têm razão. Num cenário ideal, os órgãos de comunicação social tratariam o país todo por igual e poderiam, ainda, dar-se ao luxo de nos mostrar sinais de trânsito mal colocados.

Mas, tendo em conta que continuamos a sofrer do síndroma “Portugal é Lisboa, e o resto é paisagem”, que o Eça nos diagnosticou há já mais de um século, a verdade é que me parece um bocadinho petulante que os senhores de Lisboa saiam da sua urbe imaculada para mostrar ao mundo picuinhices de província, quando há por cá tanta coisa bonita, boa, interessante, inovadora, mediática até, que merecia um pouquinho de atenção e para as quais eles se estão, pura e simplesmente, a borrifar.

Publicidade

3 Responses to “Nós Por Cá”